sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sopa Azeda ou Caldo Temperado

Trago-vos hoje uma sopinha que fiz ontem para o jantar. Caiu muito bem porque já há algum tempo que não fazia esta receita. É uma sopinha tradicional aqui da minha linda ilha Terceira e é conhecida por dois nomes embora "sopa azeda" não faça jus ao seu sabor. Aqui vai pois a receitinha:
Ingredientes:
| 1/4 kg de feijão novo
| 1 cebola pequena
| 2 dentes de alho
| 1 xícara de polpa de tomate
| 3 batatas médias
| 1 xácara de macarrão cotovelinhos
| 3 "talhadas" de abóbora
| Vinagre
| Sal
| Canela

Modo de Preparar:
Num tacho, ponha o feijão juntamente com a cebola e os alhos picados e metade da polpa de tomate. Deixe cozinhar até o feijão estar cozido. De seguida, ponha um gole de vinagre, o resto da polpa de tomate, sal para temperar, as batatas picadas aos quartos e as talhadas de abóbora. Deixe cozer a abóbora e quando esta se encontrar cozida retire. Se a batata não estiver cozida ainda deixe mais um pouco e então deite uma pitada de canela. Quando estiver tudo pronto ponha então o macarrão e deixe mais um pouco mas mexa de vez em quando.

Sirva a sopa acompanhada pela abóbora e por "curtume". Pode-se pôr também juntamente a cozer com a abóbora, batata doce. Não pus porque não tinha.

Apreciação: Esta sopa é sem dúvida a minha preferida. Não há outra que a iguale. Experimentem porque não se vão arrepender.

É chamada Sopa Azeda por causa do vinagre que se põe embora não se note o sabor deste.
A canela dá um gosto muito peculiar embora também se possa não adicionar.

O "curtume" para quem não conhece é malaguetas juntas com cebolinha e cenoura num frasco com vinagre e um pouco de água. Cá na ilha é muito tradicional este "curtume" (nem sei se é assim que se escreve) para acompanhar com sopas, principalmente no Inverno porque agora é que está na altura de cultivar as malaguetas para fazer o dito "curtume". Depois hei-de deixar-vos uma foto do "curtume".

3 comentários:

  1. Olá, vim conhecer seu cantinho e convidá-la a conhecer o meu, ficarei muito feliz com sua visita. Bjuss!!!

    http://nabiroskinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. EStive nos Açores o ano passado (apenas S.Miguel) e adorei!!!!
    Acho que vou ter de fazer esta sopinha!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela participação no Festival das Sopas com esta sopa típica da nossa terra. A minha mãe costuma fazer caldo temperado, mas com pão em vez da massa, há muito tempo que não como, mas é uma sopa bem reconfortante :)

    Tenho a receita de curtume no meu blog.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixa-me um comentário que eu vou adorar!!