sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Chicharros em Molho Crú com Açaflor

Olá!
Sei que tenho andado meio desaparecida mas estive de férias e nem sempre dava para dar um pulinho à net.
Queria deixar esta receita que fiz ontem para o jantar. Já há algum tempo que desejava fazê-la mas não tem aparecido chicharros miúdos, que é como eu gosto.
Vamos lá então à receitinha tal como eu a fiz:

// 1 kg de chicharros
// 1 cebola média
// 3 dentes de alho
// 1 colher de sopa de açaflor
// Azeite q.b.
// Vinagre q.b.

Na véspera, amanhe e tempere os chicharros com sal grosso.
Deite óleo numa frigideira e frite os chicharros (sem passar por farinha). Entretanto, pique a cebola e os alhos para uma tigela e adicione o azeite e o vinagre a gosto, para fazer um molho, e junte também o açaflor.
Num pirex, faça camadas de chicharros e molho cru.
Cubra com uma folha de alumínio durante uns minutos.
Coza batatas para acompanhar os chicharros.



Quero aqui deixar umas notas para quem não souber o que é Açaflor:


Nome científico:
Carthamus tinctorius L. (Compostas)

É também designado de "Falso Açafrão" ou "Açafroa", sendo muitas veses também denominado de “vermelho vegetal”, pois é usado para tingir roupa. É ainda cultivado para condimento ou corante de molhos, sendo a sua semente utilizada em farinha para o gado. É por isso uma planta bastante conhecida. No entanto, muitos desconhecem as suas qualidades medicinais. (Gardé & Gardé, 1998).

Planta anual, ramosa, espinhosa, que atinge 10 a 20 cm de altura, caule glabro, ramificado, folhas geralmente indivisas, inteiras ou dentadas, com margens espinhosas, sésseis e com rede de nervuras visíveis na página inferior. Capítulos solitáris nos caules e nos ramos. Flores todas hermafroditas, corola amarelo-alaranjada e filetes barbudos. O fruto é uma cipsela branca, lisa e de sabor amargo (Franco, 1984).

Propriedades e indicações terapêuticas:As folhas, muito ricas em vitamina C, poderiam ser usadas na alimentação humana. Toda a planta é muito rica em fosfato, podendo ser usada como enriquecimento do solo. Tanto as flores como o resultante do esmagamento das sementes, têm um forte poder purgativo e digestivo. Tem ainda uma acção tónica, aperitiva, anti-fúngica, amenagoga e anti-asmática.

Uso interno:
O chá é feito com 10 g da planta/litro de água em fervura durante 3 min. Tomar 1 copo em jejum. Não deve ser tomada durante a gravidez, nem em casos de hipertensão ou de nervosismo (Gomes, 1993).

Nota: As folhas ou sementes deitadas no leite servem para coalhar.
Purgativo: tem efeito mais forte do que o Laxante.
Tónico: que fortalece e incrementa as funções do organismo.


Para quem estiver interessado, poderei encontrar açaflor por aqui e enviar. É só mandarem-me um mail para: isam@live.com.pt

Bom fim-de-semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa-me um comentário que eu vou adorar!!