quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Empadinhas de Atum à moda da ilha Terceira

Olá a todos!
Como ontem trouxe a receita de massa para empadas que costumo fazer, hoje trago-vos a receita das empadas tradicionais da minha ilha.
A massa é adocicada o que as diferenciam muito das do Continente.
Espero que experimentem e vejam por si só como é bom.


Massa:
// 500 g de farinha de trigo // 100 g de açúcar // 1 colher de chá de fermento em pó // 150 g de manteiga com sal derretida // 2 ovos // leite q.b.

Misture a farinha com o açúcar, o fermento, a manteiga derretida e os ovos inteiros. Amasse muito bem, juntando pequenas quantidades de leite até a massa obter uma consistência homógenea e maleável (a massa deve ficar suficientemente seca para não se pegar às mãos). Formar uma bola e reservar.

Recheio:
// 100 g de manteiga // 1 cebola grande picada finamente // 1 colher de sopa de polpa de tomate // 2 colheres de sopa de farinha // 2 latas de atum em óleo ou azeite (cerca de 250 g) // Sal e pimenta preta q.b. // 1 pitada de noz-moscada // 1 colher de sopa de salsa picada // 1 gema de ovo batida // Azeitonas pretas q.b.

Escorra muito bem o atum, reservando uma colher de sopa de óleo ou azeite (do atum). Esmigalhe o atum com um garfo e reserve.
Aqueça o óleo ou azeite do atum juntamente com a manteiga numa frigideira. Junte a cebola e deixe refogar até alourar. Polvilhar com a farinha e deixar cozinhar por mais 1-2 minutos sem parar de mexer.
Adicione a polpa de tomate, o atum e a salsa picada. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Envolva  e retire a frigideira do lume. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 180º C.
Forre forminhas de quaques com a massa e recheie com o atum. Faça tampinhas de massa e feche a empada. Picele com gema de ovo. Coloque uma azeitona sobre cada uma e pressione até a azeitona ficar bem segura.
Leve ao forno durante 20-25 minutos ou até estarem douradas. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. Serva frias.


4 comentários:

  1. Mas que óptimo aspecto, ficaram mesmo deliciosas!

    Uma sugestão, não me leves a mal... deverias mudar o modelo de blog que tens, pois este é demasiadamente largo para o fundo que escolheste.
    A barra lateral e até parte do texto que colocas está a sair fora da zona descrita pelo fundo, e tornam-se difíceis de ler, fiz-me entender?
    Se precisares de ajuda manda-me mail.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Acreditas que sou da Terceira e nuca comi estas empadas... Vou ter de as provar, por isso vou faze-las através da tua receitinha :)

    O blog ficou muito giro assim :)

    ResponderEliminar
  3. Está óptimo, agora sim com as colunas todas organizadas!
    Beijo!!!!

    Já agora, deixo-te outra sugestão.... dá uma vista de olhos nestas páginas:

    http://www.deluxetemplates.net/

    http://www.thecutestblogontheblock.com/

    Tem coisas muito giras.

    ResponderEliminar
  4. Nunca vi empanadinhas assim parecem apetitosas
    bjs

    ResponderEliminar

Deixa-me um comentário que eu vou adorar!!